Marketing em tempos de crise

Você sabe como fazer marketing em tempos de crise

Em tempos de recessão,como esta em que vivemos hoje com o Coronavírus grandes empresas têm reduzido seu faturamento e, consequentemente, seu quadro de funcionários.

Os desafios da crise têm sido ainda maiores para o pequenas empresas, pois o pequeno empreendedor tem suas vendas concentradas em um curto perímetro, normalmente o bairro onde o estabelecimento se encontra.

Parece uma peculiaridade simples, mas a limitação geográfica impede, muitas vezes, o comerciante de aumentar o número de clientes recorrentes em sua loja. A melhor opção é investir no marketing digital aumentar a recorrência de clientes.

Marketing em tempos de crise

Para vencer a crise é necessário investir na qualificação de seus clientes, substituindo o simples ato de compra por boas experiências de compra e consumo, você pode ver um outro artigo onde falamos em Força de Vendas.

Nesses períodos os consumidores tendem a ser mais reservados com o que compram, ou seja, compram apenas o estritamente necessário.

Aposte no desejo

O consumidor pode ter diversas motivações que o leve ao ato da compra, mas em tempos de globalização, a pirâmide de Maslow, que explica a hierarquia das necessidades do ser humano, se vê de forma invertida.Piramide de Maslow

Para combater crises, é preciso investir em marketing e boa comunicação, alem de uma boa gestão do seu negócio, criando ou aumentando o desejo de compra no consumidor, transformando, assim, a grande crise na sua maior oportunidade.

Uma forma mais simples de entender essa relação desejo x necessidade, é imaginar que: Uma padaria de um bairro pode oferecer um simples cafezinho a R$ 0,70 em um copo de bar, enquanto uma cafeteria gourmet, pode oferecer o mesmo produto em um recipiente mais nobre, com um ambiente mais acolhedor e propenso à conversas, leituras e troca de experiências, com um preço até 1000% maior, por exemplo a StarBucks.

O primeiro produto é uma boa bebida para um desjejum simples; o segundo é a compra de uma experiência de consumo. Isso ocorre o tempo todo no mercado e sofre grande influência do marketing e publicidade, mudando a forma como um produto é exposto e ofertado, evoluindo a percepção de valor dos mesmos.

Grandes experiências cabem em pequenos momentos

Mas antes de sair por ai investindo em qualquer coisa, lembre-se que Marketing sem estratégia é jogar dinheiro no lixo.

Invista mais tempo

Entenda que ninguém melhor do que você para conhecer o seu negócio então separe menos dinheiro e mais tempo para fazer marketing

A pequena empresa sofre com a falta de verba para empreender ações de marketing complexas e de alto custo, principalmente em períodos de crise. Portanto, uma boa forma de começar a pensar em marketing para o seu negócio, é separar mais tempo para traçar estratégias e melhorar as experiências de compra e consumo do seu cliente.

Gestão WEB

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Gestão Redes Sociais

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